Sobre Histórias em Fotos - Fotografia Documental e Lifestyle

Histórias em Fotos por Gisele Soares

Fotografia Documental | Lifestyle

Apresento a vocês o que tenho de mais precioso: meu filho! Tudo bem que estou toda descabelada, mas é assim mesmo, o importante é o registro!


E por que falar dele? Porque é por sua causa que me apaixonei por guardar histórias com imagens. Sim, foi nele que pensei quando mesmo sem curtir muito ser fotografada já guardava imagens desde a sua gestação, para que hoje eu possa mostrá-lo e amanhã ele possa mostrar a seus filhos. Foi com ele que aprendi que o importante é viver e guardar o momento vivido, não importa onde, como ou qual ocasião. E será que precisa de ocasião especial? Todos os instantes de nossa vida são especiais, afinal tudo passa voando e o futuro está ali na esquina.

Arquivo pessoal

Poucas são as imagens que tenho de minha infância e adolescência. Sim, os momentos estão em minha memória, mas como mostrar ao meu filho? Os lugares que vivi, pessoas que conheci e até animais de estimação que por vezes brincava pelo quintal. Minha mãe não gostava de ser fotografada e as raras imagens que tenho dela foram difíceis de convencer ou foram escondidas, como essa acima. Ela partiu quando meu filho tinha apenas 4 anos.


Eu quero contar histórias com imagens. Quero permitir que momentos únicos sejam revividos com a mesma intensidade, basta olhar uma única foto que seja. Quero documentar o que é mais importante para você e que ficará como herança para seus filhos. Eu sei que vai te emocionar, basta se permitir. Seja uma reunião familiar, a rotina da família ou mesmo aquela tão sonhada viagem de férias. Não importa a ocasião. Toda hora, em qualquer lugar, sempre haverá uma história para contar! Eu tenho absoluta certeza disso. Eu registro meu filho o tempo inteiro, a maioria das vezes sem ele perceber... Passa um tempinho, mostro a ele... ele ama rever e eu também!


Já parou para pensar na velocidade que as coisas acontecem? Ontem éramos crianças, sem preocupações com a rotina e as vivências que hoje estão guardadas no coração. Algumas com o tempo caem no esquecimento, mas basta olhar uma fotografia para toda aquela sensação vir novamente a tona, despertando os sentidos e sentimentos antes adormecidos. São familiares que se foram, brincadeiras, momentos do cotidiano que deixam de existir. Eu me arrepio ao lembrar do momento que fotografei meu filho ainda bebê dando seus primeiros passinhos com a vovó, hoje não mais conosco. Eu olho a foto e vejo além do que está ali, revivo instantes paralelos àqueles expostos na imagem. Lembro do tom de voz amoroso, o carinho e o cuidado que ela tinha com ele. Bate uma saudade enorme, mas ao mesmo tempo dá uma alegria gigante ter essa imagem para relembrar!


Contar e rever histórias em imagens é maravilhoso! O crescimento, o sorriso, o abraço, o choro e todo ambiente nos faz refletir: qual herança você quer deixar para seus filhos? Eu e o Luiz, meu marido que também é fotógrafo (www.luizluz.com.br), queremos deixar as memórias do que passou e a oportunidade de reviver muitas vezes aquele momento com a mesma intensidade da primeira vez. Eu guardo histórias e te convido a refletir sobre o que é e o que quer deixar para seus filhos. Já pensou sobre isso? São imagens que ficam e passarão de geração em geração.


E quer saber o melhor disso tudo? Você e sua família não terão que se preocupar com poses, se a casa está arrumada ou com brinquedos espalhados para todo lado ou mesmo em comprar aquela roupa bacana, se é um evento simples ou se terá aquela produção top. São registros de sua história, como vocês vivem e o que são, em sua essência. Não importa quando, onde e como aconteçam. O importante é guardar a história para que no futuro não tão distante você sinta aquela saudade gostosa do que passou e que ficou ali, registrado em lindas imagens.